5.5.08

A publicidade e a mentalidade da escassez



Alguns dizem que falta união entre os publicitários. Eu concordo plenamente. Muitas vezes um publicitário vê no outro somente um concorrente e não um colega de categoria profissional. A desunião da classe acarreta seu enfraquecimento e por aí vai a carruagem.

Stephen Covey em seu best seller “Sete hábitos das pessoas altamente eficazes” reflete sobre importante ponto que se aplica ao caso da disputa predatória dentro da classe publicitária. Ele fala da mentalidade da escassez (obra citada, pg. 284, 7ª edição), que faz com que muitas pessoas acreditem que para um ganhar, outro necessariamente tem que perder.

A solução segundo Covey é a adoção da relação ganha / ganha como meta de toda organização, assim como da mentalidade da abundância. Nesta postura, o crescimento no longo prazo depende do apoio e respeito recíproco entre as partes envolvidas.

Cabe assim à classe publicitária escolher qual das mentalidades adotar, o que definirá seu futuro, principalmente no que diz respeito às possibilidades de fortalecimento da categoria.

Postado por Jean Carlo