9.5.08

Recuse imitações

Havaianas é sem um dúvida uma das odisséias de marketing e comunicação mais interessantes do Brasil.

Começou sua história em 14 de junho de 1962, lançada pela São Paulo Alpargatas S. A. Com um faturamento de 800 milhões de reais em 2006, as havaianas estão presentes hoje no planeta em 80 países. Seus maiores mercados são Brasil, Estados Unidos, França e Austrália.

Seu slogan é: “As legítimas.” Um conceito de campanha que surgiu em função das imitações que apareceram no mercado. Esse slogan começa a ser utilizado em campanha publicitária de 1970 com Chico Anysio como garoto propaganda.

Na década de 1990, Chico aparece na campanha "Isso é amor antigo" divulgando a linha Top. Muitos chegaram a pensar que Chico Anysio fosse o dono da marca, o que não é verdade.

(Propaganda da época)


Tempos depois as Havaianas tem seu posicionamento reformulado passando a marca a buscar contato com segmentos de maior poder aquisitivo. Adota a partir daí o slogan: “Havaianas, todo mundo usa”. A imagem da campanha atinge um grau maior de sofisticação.

O objetivo da campanha passa então a ser o convencimento de que pessoas dos mais variados estilos usam havaianas: pessoas comuns, alternativas, celebridades, etc.

(Propaganda atual)


5.5.08

A publicidade e a mentalidade da escassez



Alguns dizem que falta união entre os publicitários. Eu concordo plenamente. Muitas vezes um publicitário vê no outro somente um concorrente e não um colega de categoria profissional. A desunião da classe acarreta seu enfraquecimento e por aí vai a carruagem.

Stephen Covey em seu best seller “Sete hábitos das pessoas altamente eficazes” reflete sobre importante ponto que se aplica ao caso da disputa predatória dentro da classe publicitária. Ele fala da mentalidade da escassez (obra citada, pg. 284, 7ª edição), que faz com que muitas pessoas acreditem que para um ganhar, outro necessariamente tem que perder.

A solução segundo Covey é a adoção da relação ganha / ganha como meta de toda organização, assim como da mentalidade da abundância. Nesta postura, o crescimento no longo prazo depende do apoio e respeito recíproco entre as partes envolvidas.

Cabe assim à classe publicitária escolher qual das mentalidades adotar, o que definirá seu futuro, principalmente no que diz respeito às possibilidades de fortalecimento da categoria.

Postado por Jean Carlo

2.5.08

Primeira Copa de futsal da Esamc

(Clique na imagem para ampliar)